As festas do final de ano contabilizam aumento significativo de atendimentos em medicina humana e animal, alterando o perfil dos pacientes atendidos, aumentando particularmente o atendimento de vítimas de queimaduras entre os humanos e de traumatismos diversos entre os animais.
Devemos respeito, cuidado e atenção para com todos os animais, principalmente na passagem do ano, devido ao uso de fogos que podem feri-los de diversas formas, particularmente pelo estouro, quando o barulho extremo faz com que entrem em pânico.
Devemos mantê-los em segurança, evitando acidentes. Da parte de seus cuidadores, de preferência, não deixá-los sozinhos, principalmente cães e gatos, que ao correrem em fuga, em situação de pânico apresentam grande chance de se envolverem em acidentes com intenso sofrimento físico e emocional. Da parte de nossa sociedade e de nossos legisladores o que se espera é a opção de mudança cultural, numa atitude de redução da crueldade imposta a seres indefesos e mesmo, criminosa da parte dos que agridem, já que todos vemos e ouvimos esse abominável espetáculo, infelizmente muitos ainda, calados!
Comments