Vacinas são produtos notáveis, preparados à base de componentes de bactérias ou vírus, ou mesmo dos vírus e bactérias inteiros, porém atenuados ou mortos. Vacinas atuam no sistema imunológico, com estímulos específicos, prevenindo que se contraiam as doenças para as quais se destinam com especificidade ou atenuando a gravidade.
O indivíduo vacinado pode, por exemplo à custa da imunidade humoral, determinar produção de anticorpos, estabelecendo defesa específica contra agentes infecciosos causadores de doenças, de tal forma que se exposto ao agente agressor, reaja de forma eficiente à sua presença e não desenvolva a doença ou pelo menos se torne resistente a formas graves da doença em pauta, mesmo anos após anos do gesto vacinal (administração da vacina), porque vacinas geram memória imunológica altamente defensiva. A vacinação consiste em metodologia relativamente barata, segura e eficaz para prevenção de doenças! Vacine-se! Vacine todos a quem você ama! Cultura vacinal aplicada a todas as idades deve ser o novo paradigma!
E vamos começar o nosso papo falando um pouco sobre os tipos de vacinas!
VACINAS ATENUADAS
A vacina atenuada é aquela em que o vírus encontra-se vivo porém, sem capacidade de produzir a doença (caxumba, febre amarela, poliomielite, rubéola, sarampo, tríplice viral, varicela e varíola). A vacina é feita com vírus vivos, mas que causam uma forma muito fraca da doença. Essas vacinas são produzidas com vírus que se reproduzem cerca de 20 vezes dentro do corpo. Para se ter uma idéia, os vírus que não passam pelo processo de atenuação se reproduzem milhares de vezes. Quando a vacina é fabricada, o vírus ou a bactéria são atenuados em laboratório até o ponto em que continuam vivos e capazes de se reproduzirem, mas que não possam c.
As vacinas inativadas são criadas a partir do vírus ou da bactéria mortos, utilizando-se formaldeído. Pedaços dos microorganismos são colocados na vacina. A força dessas vacinas tende a se desgastar com o tempo (imunidade com menor duração). Várias doses de vacinas inativadas são necessárias para melhor proteção. O benefício das inativadas é que existe chance zero de desenvolver qualquer sintoma relacionado à doença. Os exemplos são a da hepatite A, hepatite B, poliomelite, haemophilus tipo B (Hib), influenza, meningocóccica, pneumocóccica e a vacina da influenza.
VACINAS COMBINADAS
As vacinas combinadas são as vacinas que em uma única dose, trazem associadas diversas vacinas, isto quer dizer que com uma única picada, protegem contra várias doenças. Essas vacinas combinadas substituem a aplicação das vacinas em separado, diminuindo relativamente eventos adversos. Exemplos de vacinas vivas atenuadas são (1) a MMR (uma vacina combinada para sarampo, caxumba e rubéola, conhecida como tríplice viral e (2) a HEXAVALENTE vacina hexavalente que é combinação de difteria, tétano, coqueluche, pólio inativada, HIB e hepatite B.
Conheça-nos e avalie sua necessidade de vacinação
Em caso de dúvida, é favor contatar nossos serviços - CLIESP VACINAS - 15 32326940.
Comments