top of page
  • Foto do escritorLuís Fragetti

Vacina da Febre Amarela e Anafilaxia em alergia a ovo


A vacina contra a febre amarela, participante dos Calendários de Vacinação, pode ser utilizada a partir dos 9 meses de idade, sendo fabricada com o vírus vivo atenuado da Febre Amarela.


Essa vacina deve ser aplicada por via subcutânea na região deltóide (braço) e  pode ser encontrada na rede publica e privada.


Em cerca de 95% das pessoas vacinadas se demonstra o efeito protetor (imunidade) da vacina o qual ocorre entre uma a duas semanas após a vacinação, devendo ser aplicada, em residentes de áreas de risco como rotina ou em viajantes, pelo menos, sete a dez dias antes da viagem para áreas de risco, no Brasil ou no exterior, conferindo perfil de imunidade por toda a vida.


Está disponível na Rede Pública e em clínicas privadas como a CLIESP VACINAS.


Reações de hipersensibilidade com a Vacina da Febre Amarela são muito raras e geralmente atribuídas às proteínas do ovo contidas na vacina.


Pessoas que tenham tido ANAFILAXIA com OVO devem procurar especialista em ALERGOLOGIA para aplicar a vacina de forma supervisionada e com metodologia adequada.


Pessoas com história de reações alérgicas leves a moderadas, ao ingerirem ovo (urticária, por exemplo), podem aplicar a vacina sob supervisão médica e devem ficar em observação por pelo menos 30 minutos após a vacinação.


Por outro lado, pessoas com história de reações alérgicas graves após ingestão de ovo, como a anafilaxia, têm contraindicação para a vacina.  Porém, se o risco de contrair a febre amarela for muito grande, cabe ao médico especialista em alergia, com habilidade na realização de testes cutâneos, utilizando-se da vacina da febre amarela para realizar esses testes, avaliar o resultado do teste que se for negativo, aconselha-se-á administrar a vacina sob supervisão e com período de observação em ambiente adequado. Caso o teste realizado seja positivo, o profissional deve realizar o fracionamento das doses ou ainda, como um especialista, a dessensibilização em ambiente adequado, que ofereça a possibilidade de manejo em caso de ocorrer a anafilaxia.

1 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Commenti


bottom of page