top of page
  • Foto do escritorLuís Fragetti

Vacina contra Meningite B

Atualizado: 15 de set. de 2022


A Bexsero é uma vacina de ampla cobertura concebida para doenças meningocócicas) causadas pela bactéria denominada de meningococo do tipo B (Neisseria meningitidis do serogrupo B).


A imunização já está aprovada em diversos países, incluindo toda a União Europeia, Canadá, Austrália, Estados Unidos e Brasil.


Os dados do programa nacional de imunização contra a meningite B com a Bexsero, no Reino Unido para lactantes, demonstraram que a vacina foi 83 por cento eficaz contra qualquer estirpe de meningite B e 94 por cento eficaz contra estirpes evitáveis.


Os dados foram apurados em crianças que receberam duas das três primeiras doses recomendadas.


Os resultados também mostraram que o número de casos notificados da doença caiu 50 por cento na população elegível para tomar a vacina nos primeiros dez meses do programa, confirmando o impacto das vacinas da meningite B no mundo real.


Trata-se de vacina para uso por via intramuscular, tipo inativada, portanto, não causa infecção, sendo composta por quatro componentes, três proteínas subcapsulares e a membrana externa do meningococo B.


Indicada para crianças e adolescentes, conforme recomendações das sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e Imunizações (SBIm):

1- Para pessoas com até 50 anos, dependendo de risco epidemiológico.

2- Para viajantes com destino às regiões onde há risco aumentado da doença.

3- Para pessoas de qualquer idade com doenças que aumentem o risco para a doença meningocócica.


Esquema de doses


Recomendam o uso rotineiro de quatro doses da vacina meningocócica B aos 3, 5 e 7 meses de vida e entre 12 e 15 meses.


Recomendam para adolescentes não vacinados antes, duas doses com intervalo de um mês a dois meses, dependendo da necessidade (personalização).


Recomendam para crianças mais velhas que não foram vacinadas o esquema de doses varia conforme a faixa etária:

2 a 5 meses, três doses, com intervalo de dois meses e uma dose entre 12 e 15 meses.


6 a 11 meses, duas doses, com intervalo de dois meses e uma dose no segundo ano de vida, com intervalo de pelo menos dois meses.


12 meses a 10 anos, duas doses, com intervalo de dois meses, não tendo sido estabelecida a necessidade de reforços.


A partir de 11 anos, duas doses, com intervalo de dois meses, se indicado um mês, não tendo sido estabelecida a necessidade de reforços.


Pode ser aplicada no mesmo momento em que se aplicam as vacinas meningocócicas ACWY ou C em todas as recomendações acima, devendo-se evitar aplicação simultânea com as vacinas tríplice bacteriana, pneumocócica conjugada, Haemophilus influenzae tipo b, poliomielite e hepatite B, com a finalidade de reduzir chance de febre alta após a vacinação.


CLIESP VACINAS - QUEM AMA CUIDA - QUEM CUIDA VACINA, compromisso de promover a saúde através das vacinas.

1 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

コメント


bottom of page