top of page
  • Foto do escritorLuís Fragetti

O fim da Dengue vai ser aqui

Vacina Dengvaxia

Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue é doença viral. Nos últimos 50 anos, a incidência aumentou 30 vezes, com ampliação da expansão geográfica. É estimado que 50 milhões de infecções por dengue ocorram anualmente e que aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas morem em países onde a dengue é endêmica.

Nas Américas, a doença tem se disseminado com surtos cíclicos a cada 3/5 anos. No Brasil, a transmissão vem ocorrendo de forma continuada (endemias) desde 1986, intercalando-se com epidemias, associadas com introdução de novos sorotipos em áreas anteriormente indenes ou alteração do sorotipo predominante.  

Quase um milhão e meio de brasileiros já tiveram dengue neste ano de 2016. E com a chegada do verão, deve aumentar o numero de casos, determinando a procura pela vacina contra a doença denominada Dengvaxia que a CLIESP fornece desde julho deste ano, A imunização, por enquanto, só é oferecida em clínicas particulares. Antes de chegar ao fim do ano, 2016 já é o segundo ano com maior número de casos de dengue na história, atrás apenas de 2015, que teve 1.649.008 ocorrências.    


Até o fim de novembro, 590 pessoas morreram por dengue e 812 tiveram casos graves.    

 

O estado mais seriamente afetado por dengue é Minas Gerais, bola da vez, com 526.064 casos, mais de um terço do total do país. São Paulo e Goiás vêm em seguida, com 204.568 e 113.098 casos respectivamente.  Aconselhamos que todos que detenham esta informação se vacinem! 

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page