top of page
  • Foto do escritorLuís Fragetti

Novembro Azul


A Sociedade Brasileira de Urologia mantém sua recomendação de que homens a partir de 50 anos devam procurar um profissional especializado, para avaliação individualizada da saúde prostática. Aqueles da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos por motivo de fatores genéticos, implicando em risco maior. O uso da vacina HPV protege contra as verrugas genitais e provavelmente contra a neoplasia prostática, sendo indicada para os homens a vacina quadrivalente, contendo os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus HPV, aprovada no Brasil para meninos e homens de 9 a 26 anos.


O Novembro Azul 2017 busca conscientização da sociedade,  particularmente  dos homens, a respeito da saúde masculina, destacando a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. No Brasil ocorrem mais de 10 mortes a cada dia de homens com câncer de próstata.


O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata se comemora em 17 de novembro, sendo o mês de novembro dedicado principalmente para quebrar o preconceito masculino de ir ao urologista e, quando indicado, realizar o exame de toque retal.


A atividade de diagnóstico precoce, permitindo identificar o tumor prostático em fases iniciais, se demonstra importante para que se estabeleçam medidas eficazes e seguras, diminuindo a mortalidade.  

O câncer de próstata é comum, o segundo ou terceiro em frequência, variando em diferentes comunidades, sendo que, se diagnosticado precocemente, apresenta elevado potencial de cura, o que torna importantíssima a identificação dos indivíduos pertencentes a grupo de risco para o desenvolvimento da doença.


Por outro lado, sabe-se que o Papiloma Vírus Humano (HPV) é capaz de induzir câncer em vários tecidos, tendo sido o HPV associado com o câncer de pênis, de ânus e provavelmente de próstata em homens. Esse fato transforma os infectados por HPV em grupo de risco, mas lamentavelmente, os homens habitualmente não têm sintomas de HPV, exceto por alguns que desenvolvem verrugas que podem ocorrer na região anal, no pênis, escroto, virilha ou nas coxas.


De qualquer forma, indiscutivelmente a próstata representa importante reservatório para o HPV no sexo masculino, encontrando-se sua presença em até 75% dos tumores prostáticos, eventualmente dependentes da atividade carcinogênica provável do HPV, correlacionando-se assim a presença e atividade do HPV com o adenocarcinoma prostático.  Por esses dados acima citados tem sido indicada a vacina quadrivalente contra o HPV para o sexo masculino, contendo os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus HPV que é aprovada no Brasil para meninos e homens de 9 a 26 anos.


Na campanha Novembro Azul, a CLIESP participa, via divulgação de informação, nas redes sociais, cumprindo sua missão educacional.

0 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page