A VACINA INFLUENZA, contra a GRIPE, é vacina inativada, portanto, não tendo como causar a doença. Sua formulação contém proteínas de diferentes cepas do vírus INFLUENZA definidas ano a ano conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que realiza a vigilância nos hemisférios Norte e Sul. As cepas vacinais são cultivadas em ovos embrionados de galinha e, por isso, as vacinas contêm traços de proteínas do ovo. Existe vacina trivalente, com duas cepas de vírus A e uma cepa de vírus B, e vacina tetravalente, com duas cepas de vírus A e duas cepas de vírus B.
Quando a apresentação é monodose, como a fornecida pela CLIESPVACINAS, ou seja, em seringas prontas com doses individuais, a vacina não contém conservantes.
A apresentação multidose contém timerosal (derivado do mercúrio) como conservante.
A VACINA INFLUENZA se destina para todas as pessoas a partir de 6 meses de vida, principalmente aquelas de maior risco para infecções respiratórias, que podem ter complicações e a forma grave da doença.
A nova vacina, a partir de fevereiro de 2018, deve conter quatro tipos de vírus em combinação (tetravalente).
A imunização é modificada anualmente para garantir a proteção máxima contra as variedades virais de gripe em circulação, respeitando as recomendações feitas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
No mês de setembro de cada ano, indicam-se as cepas virais a serem utilizadas no Hemisfério Sul, definindo-se a composição das vacinas.
Em 2018, vacinas influenza tetravalentes deverão ter as seguintes especificações:
vírus similar ao vírus influenza A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09
vírus similar ao vírus influenza A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 (H3N2)
vírus similar ao vírus influenza B/Phuket/3073/2013
vírus similar ao vírus influenza B/Brisbane/60/2008.
Já as vacinas influenza trivalentes fornecidas pelo governo (gratuitas) contendo apenas um tipo de vírus influenza B não conterão o vírus influenza B/Brisbane/60/2008 que semelhantemente aos outros componentes virais da vacina representa grande importância em prevenir o adoecimento por GRIPE.
Comments