top of page
  • Foto do escritorLuís Fragetti

Carnaval e Vacinas

Atualizado: 29 de set. de 2022


Carnaval é época de calor, bebida, agitação, samba, relacionamento.


A época é também de vacinação, com crescimento pela busca de vacinas contra sarampo, dengue, febre amarela e meningite.


Esse aumento na busca por vacinas pode acontecer por inúmeros motivos, um deles é a chegada de um grande número de turistas no Brasil, bem como de viagens dos brasileiros para áreas de risco. Outro motivo foi a preocupação com o coronavírus - que ainda não possui vacina disponível - que acendeu o alerta da população para outras doenças transmissíveis.


O crescimento da busca de vacinas contra meningites, em decorrência de haver ocorrido surtos da doença, mostra melhor nível de informação e de temor pela ausência da vacinação, da população. Uma das maneiras de contrair doenças infecto contagiosas é através das vias respiratórias, pelas gotículas de saliva e ou de aerossóis das secreções respiratórias, assim, locais com muita aglomeração de pessoas facilitam a transmissão das meningites, por exemplo, no Carnaval.


Ocorre, também, aumento na busca de anticoncepcionais, pílulas do dia seguinte, antissépticos e medicamentos para infecção urinária, indicando um comportamento relacional específico por ocasião do Carnaval.


Importa citar a necessidade de cuidados, em época de Carnaval, incluindo estar com o calendário de vacinação em dia, e assim, evitar doenças infecciosas passíveis de prevenção, como meningite, sarampo, pneumonia, dengue, HPV, hepatite e febre amarela, para citar algumas delas, as quais têm altos níveis de transmissão em agrupamentos de pessoas.


Fonte: Consulta Remédios Cliesp Vacinas

2 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page