Você pode ser alérgico à maconha?
As pessoas podem ter reações alérgicas desencadeadas pela maconha, assim como podem com muitas outras plantas e pólens. Os sintomas podem variar de grau leve a grave.
Nos últimos anos, parece ter havido um aumento no número de relatos de alergias à maconha. Isso pode ser porque a maconha, ou cannabis, está se tornando mais popular como tratamento medicinal para uma série de condições. Alguns paises também legalizaram a droga para uso recreativo.
O canabidiol, ou óleo CBD, também pode causar reações adversas em algumas pessoas.
Causas
A alergia à maconha pode ser desencadeada comendo, fumando ou tocando a planta ou seus produtos.
Embora a maconha possa ter alguns benefícios médicos, particularmente o pólen da maconha pode desencadear sintomas de alergia em algumas pessoas.
Uma pessoa pode desenvolver alergia ou sensibilização alérgica à maconha após a exposição à planta. As pessoas podem ser expostas a alérgenos de cannabis das seguintes maneiras:
inalar pólen no ar
fumar maconha
tocar na maconha
comer maconha
Uma variedade específica de cannabis chamada Cannabis sativa pode ser especialmente irritante e sensibilizante.
Um estudo de 2018 relata que as pessoas têm maior probabilidade de ter alergia à cannabis se tiverem alergia a pêlos de gato, fungos, ácaros ou plantas.
Mais pesquisas são necessárias, no entanto, para estabelecer esse possível vínculo.
Sintomas
Os sintomas comuns da alergia à maconha incluem:
tosse seca
congestionamento nasal
coceira nos olhos
náusea
olhos vermelhos, coceira ou lacrimejamento
nariz escorrendo
espirros
garganta dolorida ou com comichão
O manuseio da droga também pode causar dermatite de contato, uma reação da pele que pode apresentar os seguintes sintomas:
bolhas
pele seca
urticária
coceira
pele vermelha e inflamada
Os sintomas da alergia à maconha podem surgir imediatamente após a exposição à planta, ou, eventualmente, podem demorar por uma hora ou mais para iniciar.
Para evitar que os sintomas se agravem, uma pessoa que perceba esses efeitos deve parar imediatamente de tocar ou fumar.
Menos comumente, a maconha pode causar uma reação alérgica grave chamada anafilaxia . Esta condição pode ser fatal e ocorre dentro de segundos ou minutos de exposição a um alérgeno.
Sinais e sintomas de anafilaxia incluem:
dificuldade ao respirar
tontura
desmaio
coceira e vermelhidão ou pele pálida
baixa pressão arterial
língua inchada ou garganta
pulso fraco e rápido
vômito
A anafilaxia pode resultar em coma ou morte, por isso é essencial obter atendimento médico de emergência se houver suspeita dessa reação.
Comments