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  • Foto do escritorLuís Fragetti

Vestindo a camisa da clínica

Atualizado: 15 de set. de 2022


O respeito entre os funcionários é fundamental para o sucesso da empresa, sendo necessário que todos os elementos componentes da equipe, em todas as áreas de atuação, invistam em estratégias para conquistar esse respeito.


Na área da saúde, diferentemente de outras, a visão tradicional de venda e propaganda do serviço não basta, obrigando-se a equipe com a valorização do empreendimento, cuidando que todos os colaboradores vistam a camisa e façam o negócio acontecer, melhorando o ambiente interno da empresa, resultando em reconhecimento e valorização pelo público.


Mas, se os colaboradores – responsáveis por fazer toda a engrenagem do negócio funcionar – não estão convictos do trabalho que realizam, não estão satisfeitos, não se sentem respeitados entre si, o serviço ofertado será ruim.


Assim, particularmente, pessoas com personalidade dominadora, com mínima capacidade de tolerância, atuam destruindo o interesse dos componentes da equipe, pelo trabalho que se realiza.


É obrigatório que todos os colaboradores “vistam a camisa”, motivando-se a atingir os objetivos do empreendimento e melhorando o desempenho em melhor prestação de serviços e, consequentemente, captação de novos clientes.


É preciso difundir, entre todos os colaboradores, o valor da identidade de cada um, não importando o grau de escolaridade ou o tipo de função que exerce no empreendimento, reforçando a importância da comunicação com respeito e consequentemente reforçando a imagem da empresa e atingindo o objetivo a ser alcançado.

Uma sugestão de endomarketing é que se leve para o responsável pela direção da clínica, em reuniões ou de forma individualizada, assuntos referentes ao empreendimento e referentes aos componentes da equipe, como dados sobre finanças, produtividade, qualidade funcional, cumprimento de obrigações entre outras questões levantadas, cabendo ao diretor a tomada de decisão e comunicação para com as partes interessadas.


Essa atitude colaborativa positiva, faz o funcionário se sentir participante da gestão administrativa, sentindo-se respeitado em sua credibilidade e valorizado como personagem importante para o sucesso do empreendimento.


A consciência sobre o valor de cada elemento da equipe e a valorização do local onde se trabalha ajudará a atingir os ideais do empreendimento, impactará sobre o serviço prestado, reduzirá a rotatividade da mão de obra, implicará em satisfação no ambiente de trabalho, com uma equipe trabalhando de forma integrada e com qualidade.

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