A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças infecciosas, sendo muito melhor, mais barato e mais fácil prevenir doenças do que tratá-las.
Vacinas protegem contra vírus e bactérias que provocam diversas doenças, eventualmente graves, que podem afetar seriamente a saúde humana e inclusive levá-las à morte.
A vacinação protege aqueles que recebem a vacina, bem como ajuda toda a comunidade a ficar protegida, efeito protetor de rebanho, significando que quanto mais pessoas forem vacinadas e ficarem protegidas, menor a chance de qualquer pessoa– vacinada ou não – ficar doente na comunidade em pauta.
Algumas doenças preveníveis por vacina podem ser erradicadas, como aconteceu com varíola, já erradicada mundialmente e estando prestes a acontecer com a poliomielite.
É importante lembrar que vacinas são fundamentais na infância e em outras faixas de idade, destacando-se para os idosos, protegendo-os contra gripe, pneumonia e herpes zoster.
Mulheres em idade fértil devem receber vacinas contra rubéola e tétano. Os profissionais de saúde, as pessoas que viajam e outros grupos de pessoas, com características específicas como os imunodeprimidos, também têm recomendações especiais para receberem vacinas.
Comments