![](https://static.wixstatic.com/media/a27d24_44747fc8bb4c4a17a67f66fca9933859~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_556,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/a27d24_44747fc8bb4c4a17a67f66fca9933859~mv2.jpg)
A campanha “Dezembro Vermelho” se destina a promover prevenção, assistência e proteção de portadores de HIV/AIDS e de outras doenças infecciosas sexualmente transmissíveis.
A grande esperança pelo desenvolvimento de vacinas capazes de induzir proteção contra a infecção ou remissão do HIV em portadores, a longo prazo, permanece como um desafio por motivos ligados à complexidade do ciclo do HIV no organismo humano, sendo capaz de adaptações escapatórias que o tornam praticamente invisível para o estabelecimento de uma resposta imune adequada.
Dessa forma as vacinas já desenvolvidas e testadas não provocaram uma resposta suficientemente intensa, eficiente e ampla para suprimir as variantes de escape do vírus HIV que surgem durante a sua permanência no organismo.
Importantes avanços continuam sendo registrados, relativos ao desenvolvimento de vacina segura e eficaz em determinar a imunização das pessoas, bem como o desenvolvimento de vacinas terapêuticas para o HIV, capazes de reeducar a resposta imunológica dos indivíduos já infectados no sentido estabelecer controle sobre a replicação viral na ausência de terapia anti-retroviral.
Permanece, portanto, a terapia anti-retroviral para o tratamento, visando tornar o vírus inativo, reduzindo a carga viral e impedindo a transmissão e progressão da doença, permanecendo porém, vírus dentro das células, significando controle e não cura biológica da doença HIV/AIDS.
O desafio persiste, induzindo estudos com novas vacinas, aplicadas em primatas não humanos, mostrando sucessos significativos, provocando atividade antiviral significativa, com a possibilidade da redução efetiva do HIV pelo sistema imunológico, obtendo controle virológico sustentado na ausência de terapia anti-retroviral.
Assim, permanece renovada a esperança por vacinas terapêuticas que provoquem amplas respostas imunes.
Comments