top of page
  • Foto do escritorLuís Fragetti

Quem não se vacina merece o cartão vermelho

Atualizado: 15 de set. de 2022


Quem não se vacina coloca a sua saúde em risco e também expõe a risco a saúde de seus familiares e de outras pessoas com quem convive, aumentando a circulação de doenças. Vacinar é a melhor maneira de se proteger de doenças graves e de suas complicações, que podem eventualmente levar à morte.


A maioria das doenças que podem ser prevenidas por vacina são transmitidas indiretamente pelo contato com objetos contaminados ou diretamente, pessoa a pessoa, quando se espirra, tosse ou fala, ocasiões em que se expelem pequenas gotículas que contêm microorganismos, os agentes infecciosos contaminantes. Dessa forma, um indivíduo que esteja infectado pode transmitir a doença para outros suscetíveis que também não tenham sido imunizados.


Até a metade do século passado doenças como a varíola, coqueluche, sarampo, rubéola e poliomielite determinavam a morte de milhares de pessoas todos os anos. Graças à vacinação, a varíola e a poliomielite se acham extintas no Brasil e houve uma queda drástica na incidência de rubéola, coqueluche e sarampo, mas, mesmo estando sob controle, todas podem voltar a ocorrer em forma de surtos que podem evoluir para se tornar uma epidemia, de forma bastante rápida, caso as pessoas parem de se vacinar.


A vacinação, em todas as idades, tem extrema importância na prevenção do contágio e infecção das populações, mostrando-se seguras e eficazes em sua utilização.

0 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários


bottom of page