top of page
  • Foto do escritorLuís Fragetti

A vacina contra o Rotavírus: achando o melhor lugar para aplicar vacinas!


DIFERENÇAS ENTRE VACINAS DA REDE PÚBLICA E PRIVADA.


O Rotavírus é um vírus da família Reoviridae, agente de gastrenterite grave, ocorrendo em todo o mundo, afetando principalmente crianças menores de 5 anos. A diarreia costuma ser grave, habitualmente acompanhada de febre, vômitos e desidratação.  Entre as doencas diarreicas, o Rotavírus vem a ser responsável por 40% das internações, sendo que diarreia associada com a desidratação é uma das principais causas de morte de crianças menores de 2 anos.


Essa situação epidemiológica basta para justificar o papel importantíssimo que representam as imunizações perante os vírus determinantes da doença por Rotavírus. De fato, após a introdução da vacina no Programa Nacional de Imunizações, em 2006, um estudo conduzido pelo Ministério da Saúde nas 27 unidades da federação indicou que as mortes, causadas pelo Rotavírus, caíram 74,1% entre menores de 1 ano, e 61,4% na faixa etária entre 1 a 4 anos. Houve também redução de gravidade, o que se constata pela queda de 44,1% nas internações de menores de cinco anos.


Existem duas vacinas de vírus atenuado no mercado, uma Vacina Oral Monovalente (VRH1) que contém um (1) tipo de Rotavírus vivo atenuado e uma Vacina Oral Penta valente (VR5) que é composta por cinco (5) tipos de Rotavírus vivos atenuados.


A vacina contra o Rotavírus, aplicada por via oral, protege contra as gastroenterites causadas especificamente pelo Rotavírus, sendo que a primeira, a VRH1, protege contra um tipo de rotavírus e a outra, a VR5, protege contra cinco tipos. Ambas são de vírus atenuados e geralmente são oferecidas em duas doses, mas há casos em que a VR5 é oferecida em três doses. 


O esquema de doses preconizado:


VRH1 – Para crianças a partir de 6 semanas de idade: em duas doses, com intervalo mínimo de quatro semanas. Esquema padrão: 2 e 4 meses de idade.


VR5 – Para crianças a partir de 6 semanas de idade: três doses, com intervalo mínimo de quatro semanas. Esquema padrão: 2, 4 e 6 meses de idade.


Sobre ambas as vacinas – A idade máxima para começar a vacinação é 3 meses e 15 dias. Se houver atraso, a imunização não poderá ser feita. Da mesma forma, a idade máxima para a última dose é 7 meses e 29 dias.


VRH1 – Oferecida de rotina pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), nas Unidades Básicas de Saúde, para crianças de 2 a 8 meses de vida. 


VR5 – Encontrada apenas em clínicas privadas de vacinação, como a CLIESP VACINAS, para crianças a partir de 6 semanas a 8 meses de vida, com o beneficio adicional de maior cobertura de proteção.

1 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page